Missão
Vicentinos preparam atividades para o fim de semana
Sociedade de São Vicente de Paulo receberá missionários que buscam fortalecer o movimento de caridade e o número de participantes em Pelotas
Paulo Rossi -
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) organiza, para o próximo fim de semana, uma série de visitas e atividades na cidade. A intenção é aumentar o número de membros e fortalecer a caridade exercida pela organização, ligada à Igreja Católica. Os integrantes locais receberão missionários da SSVP do centro do país para uma troca de experiências, palestras e visitas em institutos caridosos de Pelotas.
Hoje são cerca de 20 membros da sociedade em Pelotas e eles estão divididos em três grupos, chamados de conferências: São Francisco de Paula, Sagrado Coração de Jesus e Imaculada Conceição. Este último é dirigido por jovens e responsável pela renovação do movimento, criado na cidade em 1987, na Paróquia São Francisco de Paula.
Por aqui, o grupo realiza atividades na Vila Vicentino (Senador Mendonça, 269), onde também funciona um asilo responsável por 15 idosos. “O Vicentino vai além da assistência. Cria uma amizade, um vínculo com o ajudado”, resume Francisco Vidal, um dos integrantes da comunidade e também responsável pelas atividades do final de semana.
Junto com Wilton Cunha, ele tenta reanimar os antigos participantes e atrair novos para continuar a atividade na cidade. “Cada vez mais, mais pessoas precisam de ajuda e precisamos de pessoas dispostas a ajudar”, explica. Neste aspecto, uma característica da SSVP são as visitas às casas dos auxiliados. Na opinião de Vidal, que lida diariamente com a situação na Secretaria de Assistência Social, a criação deste vínculo pode representar uma mudança significativa na vida destas pessoas.
Atividades
Os encontros programados, comentam Wilton e Francisco, servirão para testemunhar, estimular, além de relatar o que fazem e o que pode ser feito nas comunidades.
No sábado, às 16h30, haverá missa na Comunidade São Vicente de Paulo, na rua Senador Mendonça, 269. Após a celebração, será realizado no local um encontro com vicentinos e interessados, aberto a toda comunidade pelotense. No domingo e na segunda-feira, serão feitas atividades com integrantes da SSVP. Na terça, serão visitadas duas escolas, a estadual São Vicente de Paulo, na rua Anchieta, 3.420, e a municipal Frederico Ozanan, na avenida Zeferino Costa, 1.438 - o nome é em homenagem a um dos criadores da SSVP.
A SSVP
É uma organização civil dedicada ao trabalho de caridade pelo viés cristão. Sua fundação foi em 1833, na França, por jovens universitários católicos. Hoje está presente em mais de 150 países. Segundo dados da própria organização, são 800 mil voluntários que auxiliam diariamente em torno de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, foi fundada em 1872 e, hoje, conta com mais de 150 mil pessoas. Conforme membros, a caridade praticada vai muito além de entregar mantimentos, por exemplo, e sim criar vínculos com os ajudados através de um contato semanal.
Como ajudar e participar
Para integrar uma das conferências ou ajudar o grupo, basta procurar os membros nas missas realizadas aos sábados, às 16h30, na Comunidade Católica São Vicente de Paulo, na rua Senador Mendonça, 269, entre as ruas Santos Dumont e Professor Araújo. Quem tem interesse apenas em realizar doações, os vicentinos aceitam roupas, alimentos, itens de higiene pessoal e contribuições financeiras através do lema “aqui nada se perde, tudo se destina”.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário